sexta-feira, 23 de abril de 2010

Banco da República Oriental do Uruguai

Esta é a proposta ganhadora do Concurso para a ampliação do Banco da República Oriental do Uruguai, do qual participaram 67 equipes. O edifício da ampliação abrigará atividades administrativas, totalizando cerca de 30.000 m2.


A proposta ganhadora é de autoria dos arquitetos Alejandro Baptista Vedia, Alejandro Baptista Acerenza, Horacio Flora.
O projeto foi apresentado em quatro pranchas no formato horizontal no tamanho A0.
Na primeira prancha traz uma composição formada pela implantação, tratada com variações de cinza com o sombreamento, usado para dar a sensação de profundidade ao desenho. Há também algumas perspectivas que reforçam a noção de profundidade, acrescentando informações do entorno.



A segunda prancha encontramos a maquete física e algumas perspectivas.



Na terceira prancha são apresentadas as plantas de todos os pavimentos alinhados verticalmente em duas colunas facilitando a leitura dos projetos, dando uma conexão visual com todos os. Em cada desenho foi colocada a escala gráfica facilitando a leitura dos mesmos. No canto esquerdo foi colocado um pequeno texto acompanhado de dois desenhos diagramáticos.

No quarto e ultimo painel encontramos os cortes, as fachadas e a maquete física do edifício.



Fazendo uma síntese da leitura de todos os painéis podemos ressaltar as
relações espaciais que se repetem em todos os painéis, reforçando os alinhamentos dos desenhos e facilitando a leitura do projeto.
Vemos também uma linguagem eficaz que se utiliza somente do imprescindível para comunicar a idéia, além da continuidade gráfica, relacionando cada elemento com os demais dando consistência à apresentação.

Até a próxima.

Juliana.

Veja aqui esta e outras propostas apresentadas no concurso.
Fonte das imagens: concursosdeprojeto.org/201002/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário